1) COMO FAZER A LIMPEZA ADEQUADA DAS CORTINAS
A limpeza das cortinas depende muito do material que elas são confeccionadas. O mais importante é seguir rigorosamente as orientações do fabricante, para manter a durabilidade e conservá-las bonitas e funcionais. As cortinas de tecido, por exemplo, devem ser aspiradas com frequência para evitar que a poeira se acumule e estrague seus componentes. Além de aspiração periódica, é importante que uma empresa especializada faça uma limpeza mais profunda para evitar a impregnação de sujeira. A higienização incorreta pode danificar os tecidos.
2) COMO FAZER A LIMPEZA ADEQUADA DAS PERSIANAS
A manutenção de persianas é bastante simples, mas é preciso tomar os cuidados necessários para não danificar os materiais.
Os modelos de tecido podem ser higienizados com a ajuda de um aspirador de pó. Entretanto, essa limpeza periódica não elimina a necessidade da contratação de uma empresa especializada, que se encarregará de eliminar sujeiras mais profundas e ácaros sem danificar os tecidos. Esse procedimento deve ser repetido a cada seis meses.
As persianas que possuem lâminas feitas de madeira ou alumínio, por exemplo, exigem uma higienização com pano úmido ou esponja. Tome cuidado com produtos de limpeza. Dê preferência ao sabão neutro, que não danifica os materiais e garante a eliminação mais eficiente da sujeira.
No caso dos modelos horizontais, é possível fazer a limpeza sem precisar retirá-los da janela.